terça-feira, 4 de agosto de 2009

PV6/1


PV6/1


É a história de Sônia, uma menina de 15 anos que foi assassinada e luta para, entre um delírio e outro, conseguir montar o quebra-cabeça de suas memórias, no único monólogo escrito por Nelson Rodrigues. O trecho escolhido para encenação é uma parte do primeiro ato, onde alguns trechos pequenos tiveram sua ordem alterada, ou foram retirados. Uma garota desperta, e começa uma escavação arqueológica em si, buscando descobrir nomes e fatos que vão surgindo na sua cabeça.
Será que sabemos realmente se estamos vivos ou mortos?
O clima predominante dessa peça é de um suspense que vai sendo revelado em doses homeopáticas com trechos de humor, que já encontra seu ponto de ataque logo no inicio quando ela já começa se questionando se está louca. Logo após com o surgimento de outros seres que vão desenrolando esse fio intelectual, como o Dr. Junqueira, que afirma que é culpa da transição e ela própria começa a reconhecer que houve mudanças em seus hábitos após isso, até culminar com dois nomes em suas lembranças e nenhuma imagem de rosto. Por fim uma música que não consegue parar de tocar, e que a angustia. Sônia é uma menina de 15 anos, de classe alta, bem educada, que provavelmente sofreu abusos sexuais do Dr. Junqueira, que como ameaça para ela e defesa sua, incita que ela está perturbada com a transição de menina para mulher. Entre momentos de delírios e lucidez intercalados, ela se questiona até que tudo fique claro para si.  

Foi utilizado para essa primeira montagem intitulada PV6/1, o drama com alguns toques de burlesco representados ou na figura paterna ou do doutor, tendo como cenários alguns baldes de alumínio, panos brancos ao fundo e algumas mangueiras cortadas que não aparecem, mas reproduziram uma chuva constante que é transformada algumas vezes por efeitos de luz que reproduzirão desde aspectos noturnos á auxilio nas próprias projeções de sombras que acontecerão nessa tela branca ao fundo do palco.      
As trilhas sonoras são gotas de água nos baldes, que aumentam ou diminuem conforme o momento da cena, e a valsa n° 6 de Chopin.


Dias 1, 8, 15, 22 e 29 de Agosto de 2009, será realizada a esquete do PV6/1!

Ás 19 horas na sala 502 da Usina do GasomÊtro.

Duração: 20 minutos.

Valor: totalmente gratuito!!!!!!!!!!!!!!!!

Direção de Paulo Rodriguez.

Atuação de Lucila Clemente

Realização: C.E.I- Centro de Experimentações Ilimitadas

contato: 98250502 Paulo Rodriguez